Néctar Homeopatia

Notícias

Compartilhando interesses com a Néctar

Porque Respirar Bem é Preciso

Quando estamos muito tensos ou ansiosos geralmente respiramos de forma curta e rápida. Quando estamos apaixonados, então... perdemos até o fôlego! Ai, que vergonha! São em situações que mais precisamos, que menos percebemos o quanto é importante respirar- o simples ato de inspirar e expirar! Na Aromaterapia esta tão singela tarefa assume sua real importância e com um charme a mais!

Meditar, orar ou simplesmente acalmar a mente e o coração só é possível quando respiramos da forma correta! E isto pode parecer simples, mas para quem não sabe, a respiração correta é aquela respiração de bebê – a respiração abdominal, não a torácica. Na respiração torácica, que é a que usamos em momentos de pressão, apenas os músculos do tórax se movimentam e com maior frequência, provocando tensão muscular e acúmulo de ar viciado. Na respiração abdominal, o músculo utilizado é o diafragma, que podemos controlar com pouco esforço. E os benefícios são muitos!

Para começar, se houver dificuldade, pode-se utilizar o óleo essencial de Hortelã-pimenta que ajuda no relaxamento dos músculos e na abertura dos pulmões, pingando apenas uma gota sobre um lencinho de papel e inalar seu poderoso aroma mentolado, tornando impossível não fazer uma respiração longa e profunda! Quem possui rinite ou sinusite perceberá na hora um alívio imediato. Também sente o mesmo quem está com a mente tão congestionada que não consegue mais nem lembrar o próprio número do celular! Neste momento, uma grande diferença já será percebida até na musculatura do corpo, que se acalma, pelo alto poder antiespasmódico deste óleo. Pode-se também tentar usando óleo de eucalipto com resultados semelhantes!

Fechando os olhos para facilitar, pode-se tentar reduzir a velocidade e a intensidade do fluxo do ar, tanto no inspirar quanto no expirar, alongando os dois movimentos ao máximo possível, percebendo-se como é possível controlar a respiração. Neste momento, é recomendável usar o óleo de Ylang-ylang da mesma forma, inspirando e expirando, com muita calma e observando os batimentos cardíacos, que vão se acalmando, reduzindo a ansiedade e a tensão nervosa. Pode-se usar também o óleo de Lavanda muito sedativo e bom para o coração!

Controlando a respiração e os batimentos cardíacos com a ajuda de óleos essenciais consegue-se baixar os níveis de ansiedade e de tensão nervosa, reduzindo-se a compulsão por comida, cigarro ou bebida, a tomada de decisões impensadas, a mania de falar demais, e entre tantos outros atos impensados e difíceis de controlar, que prejudicam o nosso dia-a-dia. E, mesmo se se apaixonar, não dar tanto na cara! Basta saber inspirar, inalar e expirar com a ajuda da Natureza e pensar que não há nada mais simples que.... respirar!

 

Sinergia para respirar e acalmar:

30 gotas de óleo essencial de Hortelã-Pimenta
20 gotas de óleo essencial de Cedro Atlas
10 gotas de óleo essencial de Olíbano
10 gotas de óleo essencial de Ylang Ylang
 

Misturar todos os óleos essenciais num frasco com conta gotas ou gotejador, pingar uma gota em um lenço de papel e inalar. Pode-se também utilizar Aromatizadores Pessoais, que são pequenas ânforas em cerâmica presas num cordão que se usa no pescoço, permitindo inalar os óleos essenciais que se evaporam atingindo o cérebro rapidamente, acalmando, revigorando, dependendo da ação do óleo essencial!

Beatriz Yoshimura

Aromaterapeuta